SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Respect, Dignity and Rights. Ethnographic registers about community policing in Rio de JaneiroGlobal Ruling. Intellectual Property and Development in the United Nations Knowledge Economy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

LOWENKRON, Laura  e  FERREIRA, Letícia. Anthropological perspectives on documents. Ethnographic dialogues on the trail of police papers. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2014, vol.11, n.2, pp.76-112. ISSN 1809-4341.  https://doi.org/10.1590/S1809-43412014000200003.

O artigo discute implicações e potencialidades analíticas de se pensar e pesquisar antropologicamente com documentos, argumentando que estes constituem artefatos etnográficos especialmente rentáveis em certos contextos de pesquisa. Para tanto, recupera alguns movimentos de distanciamento e aproximação entre a antropologia e os documentos e coloca em diálogo duas experiências etnográficas recentes: uma pesquisa em meio a inquéritos da Polícia Federal brasileira relativos a crimes de "tráfico de pessoas para fim de exploração sexual", e outra voltada para procedimentos administrativos em torno de casos de "desaparecimento de pessoa" investigados pela Polícia Civil do Rio de Janeiro. Além de revelar o potencial heurístico da escolha por "seguir o papel" e chamar atenção para a micropolítica das interações entre documentadores e documentados, o texto busca contribuir para reflexões mais amplas acerca dos desafios que a lida com documentos em situações de trabalho de campo aporta à antropologia e às suas autorrepresentações.

Palavras-chave : documentos; artefatos etnográficos; Polícia Federal; Polícia Civil; tráfico de pessoas; desaparecimento de pessoas.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons