SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17Governança ambiental e regularização fundiária: o desenvolvimento e as múltiplas dinâmicas territoriais na AmazôniaAntropologia e Estado no Brasil: questões em torno de uma relação complexa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

MOUTINHO, Laura; ALMEIDA, Heloisa Buarque de  e  SIMOES, Júlio Assis. Gramáticas do dano e do sofrimento no Brasil atual. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2020, vol.17, e17453.  Epub 28-Out-2020. ISSN 1809-4341.  https://doi.org/10.1590/1809-43412020v17d453.

O objetivo dessa reflexão é chamar atenção para o efeito que as transformações políticas recentes têm produzido na subjetividade das pessoas: trata-se de observar pistas sobre como esses acontecimentos se inscrevem nas relações cotidianas. Procuraremos uma aproximação tanto daqueles que vêm se sentido atingidas ou vulneráveis diante da escalada dos discursos e das práticas de violência sexista, racista, homofóbica e de classe como dos que de algum modo aderiram ao discurso conservador e excludente. São os sujeitos, muitos dos quais devastados, que em seus esforços, espantos e negociações nos interessam e não os eventos aos quais nos referimos diretamente. Como será possível notar, a categoria “sofrimento” se mostra central nesse debate.

Palavras-chave : sofrimento; violência; subjetividade; marcadores sociais da diferença; interseccionalidade; extrema direita.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )