SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Otolaryngologic manifestations among HIV/AIDS patients in a Nigerian tertiary health institution: an updateVestibular evoked myogenic potential: we propose a new instrument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 1809-4872

Abstract

CARDOSO, Maria Cristina de Almeida Freitas  and  GOMES, Débora Hahn. Ausculta cervical em adultos sem queixas de alteraçãona deglutição. Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) [online]. 2010, vol.14, n.4, pp. 404-409. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000400004.

INTRODUÇÃO: A ausculta cervical é um exame não invasivo dos ruídos da deglutição em etapa faríngea. OBJETIVO: verificar os ruídos da deglutição, o tempo de sua ocorrência baseando-se no exame subjetivo da ausculta cervical. MÉTODO: Estudo transversal, clínico e experimental, de concordância no qual participaram trinta e duas adultas jovens, com deglutição com padrão maduro. O exame orofacial contou com a análise dos aspectos orofaciais, associados à ausculta cervical de ambos os lados e comparados à idade das participantes. Os dados foram realizados por duas avaliadoras e seus resultados foram comparados. RESULTADOS: verifica-se concordância alta ou intermediária para a maioria das medidas coletadas e relacionadas entre as avaliadoras. Houve diferença entre os lados pesquisados e associação significativa entre os uídos do lado direito e esquerdo. Em relação ao tempo de deglutição observou-se correlação estatisticamente significativa (r=0,42; p=0,017) entre o tempo médio de deglutição, a idade e o tempo de deglutição para a consistência sólida. CONCLUSÃO: Os ruídos da deglutição normal variam em relação aos lados da laringe, à frequência e intensidade, como também entre o tempo de ocorrência do transporte do bolo alimentar em todas as consistências, principalmente em sólidos e esse tempo está relacionado à idade.

Keywords : auscultação; deglutição; transtornos de deglutição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese