SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue4Muscular and skeletal changes in cervical dysphonic in womenCase study spontaneous otoliquorrhea in adult author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 1809-4872

Abstract

FORNAZIERI, Marco Aurélio; MOREIRA, Jemima Herrero; PILAN, Renata  and  VOEGELS, Richard Louis. Perfuração do septo nasal: etiologia e diagnóstico. Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) [online]. 2010, vol.14, n.4, pp. 467-471. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722010000400015.

INTRODUÇÃO: A perfuração do septo nasal é um achado ocasional da rinoscopia anterior e a maioria dos pacientes são assintomáticos. Contudo, são várias as etiologias possíveis dessa fecção, fazendo-se necessária uma investigação criteriosa. OBJETIVO: Revisar na literatura as principais causas da perfuração septal e descrever os exames diagnósticos atualmente utilizados. MÉTODO: Revisão sistemática da literatura de periódicos indexados identificáveis até dezembro de 2008. COMENTÁRIOS FINAIS: Entre as principais causas, encontram-se as traumáticas/iatrogênicas, o uso de drogas nasais, a exposição a gazes tóxicos, as doenças inflamatórias e infecciosas e as neoplasias. O diagnóstico se baseia na anamnese detalhada, com enfoque na ocupação e procedência do paciente, na observação das características mucosas da lesão, na biópsia e na coleta de exames complementares, como o ANCA, guiada pelas suspeitas principais.

Keywords : septo nasal; diagnóstico; granuloma.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese