Acessibilidade / Reportar erro

Perfil dos pacientes atendidos em um sistema de alta complexidade

Profile of the patients serviced in a high complexity system

INTRODUÇÃO: A deficiência auditiva (DA) pode acarretar sérias consequências para o desenvolvimento de fala e aprendizagem. Um recurso para a reabilitação do deficiente auditivo é o AASI (Aparelho de Amplificação Sonora Individual). Medidas de informação a população e aos profissionais da saúde, e aprovação de legislação que garanta o acesso do deficiente auditivo ao acompanhamento para diagnóstico e intervenção precoces apresentam-se como medidas necessárias. Estes aspectos foram contemplados pelo Ministério da Saúde (MS) na publicação das Portarias GM nº 2.073, de 28 de setembro de 2004 e 587, de 07 de outubro de 2004. A Clínica de Fonoaudiologia do Curso de Fonoaudiologia da FOB/USP está credenciada à Portaria GM/MS nº 2073 de setembro de 2004. OBJETIVO: traçar o perfil do paciente atendido num sistema de alta complexidade com o objetivo de utilizar os resultados encontrados como ponto de partida para aquisição de AASI, planejamento de reabilitação auditiva e estruturação de grupos de acompanhamento para pacientes adaptados. MÉTODO: estudo retrospectivo. Análise dos prontuários de 185 pacientes regularmente matriculados no período de agosto de 2003 a agosto de 2009. Os dados levantados foram: gênero, idade, classificação social, procedência, tipo e grau da DA, etiologia da DA, e tipo de AASI indicado. RESULTADOS: houve prevalência de pacientes idosos de classe baixa, do gênero masculino, com perda auditiva sensorioneural, bilateral e de grau moderado. CONCLUSÃO: Predomínio da perda auditiva neurossensorial bilateral de grau moderado com maior índice de pacientes idosos com uso de tecnologia digital em maior proporção.

perda auditiva; sistemas de saúde; classificação


Fundação Otorrinolaringologia Rua Teodoro Sampaio, 483, 05405-000 São Paulo - SP - Brasil, Tel.(55 11) 3068-9855, Fax: (55 11) 3079-6769 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: arquivos@forl.org.br