SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Neurotology findings in patients with diagnosis of vascular loop of cranial nerves VIII in magnetic resonance imagingHearing process in children with cleft lip and palate with or without history of otitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

Print version ISSN 1809-4872

Abstract

RODRIGUES, Marcos Marques et al. Comparação entre turbinoplastia e turbinectomia endoscópicas: eficácia e parâmetros clínicos. Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 426-430. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722011000400004.

INTRODUÇÃO: Obstrução nasal é um sintoma comum e atinge 25% da população. A hipertrofia de cornetos inferiores é a principal causa de obstrução nasal. Na falha do controle clínico um procedimento cirúrgico para redução do volume dos cornetos inferiores é indicado. OBJETIVO: Comparar a melhora da qualidade de vida no pós-operatório tardio de turbinectomia e turbinoplastia. MÉTODO: Estudo de Série de Casos retrospectivo. Foram avaliados 24 pacientes submetidos à cirurgia nasal de turbinectomia ou turbinoplastia em 2007. Os pacientes foram convocados para uma entrevista em agosto de 2008. Os pacientes foram avaliados quanto aos seguintes itens: escala NOSE pós-operatória, morbidade no PO, sangramentos e quantidade de crostas no PO. RESULTADOS: Compareceram para a avaliação 24 pacientes. A principal variável analisada foi à diferença entre a escala NOSE no pré e no pós-operatório tardio. Não houve significância estatística pelo teste t de student nas variáveis estudadas. DISCUSSÃO: Na avaliação dos diversos tipos de tratamento cirúrgico do corneto inferior a literatura mostra resultados semelhantes ao do nosso estudo encontrando resultados semelhantes entre as diversas técnicas cirúrgicas quanto à melhora da obstrução nasal e a atividade mucociliar. CONCLUSÃO: Não há evidencia na literatura e em nossa amostra da superioridade de uma técnica do tratamento cirúrgico do corneto inferior sobre os outros tratamentos.

Keywords : obstrução das vias respiratórias; obstrução nasal; rinite.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese