SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Processamento auditivo em crianças com fissura labiopalatina com e sem história de otiteEmissões otoacústicas como instrumento de vigilância epidemiológica na saúde do trabalhador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 1809-4872

Resumo

LAGOS, Hellen Nataly Correia et al. Ocorrência de pneumonia aspirativa em crianças disfágicas pós videofluoroscopia. Arquivos Int. Otorrinolaringol. (Impr.) [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 437-443. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-48722011000400006.

INTRODUÇÃO: A literatura relata que quando se trata de avaliação instrumental da deglutição em crianças, sem dúvida, a videofluoroscopia da deglutição oferece grandes vantagens sobre o estudo endoscópico (6). OBJETIVO: Verificar o risco de pneumonia aspirativa após a realização do estudo da deglutição por vídeofluoroscopia, em crianças com disfagia. MÉTODO: Em estudo de corte prospectivo, participaram 16 crianças com idade entre 6 meses e 10 anos, com média de 5,2 anos, encaminhadas para estudo da deglutição por videofluoroscopia. Foram testadas 4 consistências, pudim, néctar, mel e líquido. A presença de sinais e/ou sintomas respiratórios foram avaliados pré e pós estudo da deglutição por videofluoroscopia, por meio de histórico e exame clínico. Quando necessário solicitado radiografia de tórax. RESULTADOS: Das 16 crianças, 5 não apresentaram disfagia. Em 11 crianças o exame demonstrou 4 com disfagia leve, 2 moderada e 5 grave, conforme Classificação de OTT (1996) - Classificação da gravidade da disfagia à videofluoroscopia9. Das 7 crianças que aspiraram durante a realização do exame, apenas 1 apresentou sintomas respiratórios após o estudo da deglutição, porém sem sinais de pneumonia ao exame físico. CONCLUSÃO: Na população estudada, não houve ocorrência de pneumonia aspirativa após a realização do estudo da deglutição por vídeofluoroscopia, apesar da ocorrência de aspiração durante o exame em cerca de 50% dos casos.

Palavras-chave : transtorno de deglutição; fluoroscopia; pneumonia aspirativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português