SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Relationship between the findings of pure-tone audiometry and otoacoustic emission tests on military police personnelEvaluation of the benefit with the use of the sound amplification inchildren and teenagers índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versión impresa ISSN 1809-4872

Resumen

POPOASKI, Cristiane et al. Avaliação da qualidade de vida em pacientes respiradores orais. Arquivos Int. Otorrinolaringol. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 74-81. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.7162/S1809-48722012000100011.

INTRODUÇÃO: A respiração oral é um sintoma frequente na infância e exerce diversas alterações que comprometem o desenvolvimento físico e cognitivo infantil,influenciando negativamente na qualidade de vida do paciente. OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida do respirador oral, comparando-a com não respiradores orais. MÉTODO: Estudo transversal descritivo, prospectivo com uma amostra de 71 pacientes de 4 a 17 anos, sendo 39 respiradores orais atendidos por otorrinolaringologistas e 32 pacientes não respiradores orais como grupo controle, avaliados quanto à qualidade de vida através de um questionário. RESULTADOS: Os respiradores orais apresentaram mais problemas nasais, com o sono e alimentares, além de uma maior pontuação média para roncar à noite (p<0,0001), quando comparados ao grupo controle. A prevalência de roncos noturnos nos pacientes respiradores orais foi de 87,2%. A alta pontuação na escala de respostas significou uma pior qualidade de vida. CONCLUSÃO: A Síndrome do Respirador Oral parece estar relacionada a um impacto negativo na qualidade de vida, principalmente no que se refere aos problemas nasais, com o sono e alimentação. Futuros estudos com a aplicação do mesmo questionário tornam-se necessários para que este possa se tornar um instrumento capaz de avaliar a qualidade de vida dos pacientes em questão.

Palabras llave : respiração bucal; qualidade de vida; ronco; tonsila faríngea; tonsila palatina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués