SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Lesões não cariosas: o desafio do diagnóstico multidisciplinarA revisão descritiva da papilomatose respiratória recorrente da doença, um enigmático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versão impressa ISSN 1809-4872

Resumo

FELIPE, Lilian; KINGMA, Herman  e  GONCALVES, Denise Utsch. Potencial evocado miogênico vestibular. Arquivos Int. Otorrinolaringol. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 103-107. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.7162/S1809-48722012000100015.

INTRODUÇÃO: O Potencial Evocado Miogênico Vestibular (VEMP) é um teste promissor para a avaliação do sistema vestíbulo-cólico descendente. Este reflexo depende da integridade da mácula sacular, do nervo vestibular inferior, dos núcleos vestibulares, das vias vestíbulo-espinhais e do músculo efetor. OBJETIVO: Realizar revisão sistemática de literatura pertinente por meio de bases de dados (COCHRANE, MEDLINE, LILACS, CAPES). CONCLUSÃO: A aplicação clínica do VEMP expandiu-se nos últimos anos, com o objetivo de que este exame seja utilizado como complementar na avaliação otoneurológica atualmente utilizada. Porém, questões metodológicas devem ser esclarecidas. Dessa forma, este método, quando combinado com o protocolo padrão, poderá fornecer uma avaliação mais abrangente do sistema vestibular. A padronização da metodologia é fundamental critério para a replicabilidade e sensibilidade do exame.

Palavras-chave : métodos; testes de função vestibular; equilíbrio postural; sáculo e utrículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português