SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1Perception of parents about the auditory attention skills of his kid with cleft lip and palate: retrospective studyTongue Abscess: case Report índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Arquivos Internacionais de Otorrinolaringologia

versión impresa ISSN 1809-4872

Resumen

ENOKI, Alexandre Minoru et al. Cisto nasolabial bilateral como causa de obstrução nasal: relato de caso e revisão de literatura. Arquivos Int. Otorrinolaringol. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 121-125. ISSN 1809-4872.  http://dx.doi.org/10.7162/S1809-48722012000100018.

INTRODUÇÃO: O cisto nasolabial é uma doença rara, normalmente unilateral, benigna, de origem embrionária, localizada em partes moles da região do sulco nasolabial e asa nasal. O diagnóstico é essencialmente clínico, levando em consideração a topografia do cisto, que geralmente é assintomático. OBJETIVO: Este artigo tem como objetivo principal à descrição de um caso incomum de cisto nasolabial bilateral com obstrução nasal, seu tratamento, aspectos anatomopatológicos e acompanhamento, além de revisão de literatura. RELATO DO CASO: Paciente do sexo feminino, parda, 24 anos de idade, apresentando abaulamento em região nasolabial e obstrução nasal. Exames físico e complementares compatíveis com cisto nasolabial. Indicado tratamento cirúrgico para exérese da lesão. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O cisto nasolabial bilateral, apesar de raro, é uma possível causa de obstrução nasal, com boa resposta à terapia cirúrgica.

Palabras llave : cistos não-odontogênicos; obstrução nasal; cistos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués