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Reflexões sobre a adaptação como fenômeno ubíquo: o filme V de Vingança

Reflections on adaptation as an ubiquous phenomenon: the movie V for Venedetta

Reflexiones sobre la adaptación como fenómeno ubíquo: la película V for Venedetta

Este artigo analisa o filme V for Vendetta (2006), dirigido por James Mc Teigue - uma adaptação da graphic novel de Alan Moore e David Lloyde (1988-89). O objetivo é enfatizar a dinâmica do processo tradutório e também problematizar conflitos e/ou soluções criativas nas negociações entre os dois suportes. Esta análise usa o método comparativo baseado na semiótica de Charles Sanders Peirce e em outros teóricos da adaptação, como Robert Stam, Linda Hutcheon, Umberto Eco e Júlio Plaza. São utilizadas ainda teorias sobre quadrinhos e cinema, tentando mostrar como as imagens impressas são dispostas na tela. Conclui-se que a obra analisada conseguiu integrar as exigências intersemióticas concernentes a uma adaptação fílmica bem sucedida.

Cinema; Graphic Novel; Intersemiose; Teorias da Adaptação


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