SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2O paradoxal estatuto do conhecimento jornalístico: entre a desconsideração e o protagonismo do saber produzido pelas notícias nas sociedades modernasComunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

GALINDO CACERES, Jesús. As novas tecnologias de informação e comunicação e as políticas culturais no México : Engenharia em Comunicação Social a serviço da rede social Facebook. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.175-196. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000200010.

O texto apresenta um panorama geral sobre a situação atual do serviço de redes sociais Facebook a partir de informações disponíveis na web, além da tese básica sobre como o desenho da arquitetura deste serviço de rede social tem sido o centro de seu êxito. Também apresenta o argumento de seu poder construtivo de vida social, portanto sua configuração como novo nicho civilizatório. A análise é feita a partir da perspectiva do programa de investigação em Engenharia em Comunicação Social. Facebook é um exemplo de poder de construção e organização social possível no ciberespaço. Ao final, apontamos o que está acontecendo nas relações entre a construção social do ciberespaço, no caso dos serviços de redes sociais e seu poder construtivo, a políticas públicas por parte do Estado, em particular do México. Ressaltamos o caso da promoção cultural desde as políticas públicas antes do surgimento do Facebook e outros serviços de redes sociais. O aparato público está fora do novo movimento do espaço público na internet.

Palavras-chave : Ciberespaço; Serviços de redes sociais; Facebook; Políticas culturais; Engenharia em Comunicação Social.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons