SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue2The recent convergence between Brazilian mass communication and telecommunication sectorBrazilian map of experimental communication research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844

Abstract

CHAPARRO ESCUDERO, Manuel. Uma encruzilhada da mídia na América Latina e Espanha vista da Europa: quando a Anaconda começa a trocar sua pele. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp. 239-260. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000200013.

Pensar, escrever da Europa ou sobre a Europa nos obriga hoje a fazer uma dolorosa observação sobre se a Europa é capaz de olhar outra coisa se não a si mesma, além de ter algo novo a dizer. A Europa que sonhamos, a Europa que serviu de modelo as chamadas sociedades democráticas se diluiu em um desenho de uma sociedade mais econômica que social, mais especulativa que solidária. Essa não é uma afirmação gratuita nem exagerada. A Europa tem pouco a dizer porque há tempos perdeu sua bússola. Até os movimentos sociais surgidos no último ano (incluindo o 15-M) sugerem o fim de um ciclo de uma forma de fazer política que resiste a mudanças. Frente a esta situação, a América Latina começa, já faz alguns anos, a oferecer regulações dos meios de comunicação mais comprometidas com os interesses cidadãos.

Keywords : Europa; América Latina; Regulação dos meios de comunicação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanishpdf in Spanish