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Entre o acelerador e o freio: o motorista no discurso publicitário* * A autora agradece a Pedro A. de Araújo Lima e Fernando B. Meneguin pela revisão do artigo. Erros remanescentes são de responsabilidade da autora.

Entre el acelerador y el freno: el conductor del coche en el discurso publicitario

Resumo

Este artigo objetiva identificar elementos recorrentes do discurso da Publicidade na composição do imaginário sobre o trânsito, destacando o motorista de automóvel como destinatário preferencial, tanto de campanhas mercadológicas quanto da Propaganda social. Com o suporte teórico e metodológico da Análise do Discurso Francesa, traça-se um comparativo entre diversas peças publicitárias veiculadas a partir de 1990. Os efeitos de sentido são evidenciados a ponto de se questionar a escolha da abordagem e da própria Propaganda como ferramenta de mudança comportamental num país onde o automóvel, mais que um objeto de desejo do indivíduo, é um objeto de desejo do Estado. Ao final, vislumbram-se algumas perspectivas sobre a segurança no trânsito.

Palavras chave
Publicidade; Propaganda Social; Trânsito; Análise do Discurso; Imaginário

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