SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2Beginnings of literary press in Rio Grande do Sul – The history of the newspaper "O Guayba"To understand what are web TVs: first searches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844On-line version ISSN 1980-3508

Abstract

CADIMA, Francisco Rui. Da TV pública europeia à "alienação" da Ideia de Europa. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.39-47. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201623.

As políticas europeias, em matéria de televisão pública e de produção audiovisual têm sido, de um modo geral, muito negativas para a experiência cultural europeia, e para a identidade e o reforço da Ideia de Europa. Ao fim de mais de 30 anos de políticas hesitantes e precárias que têm vindo sistematicamente a diminuir a esfera de ação cultural e a identidade europeia do audiovisual público dos Estados-membros da UE, estamos provavelmente a chegar a um ponto de não retorno, em plena fase de transição para o digital. No atual contexto político de revisão da Diretiva do audiovisual, ou essas políticas reforçam a competência das televisões públicas europeias para a construção da Ideia de Europa, ou será a própria Europa e os meios audiovisuais de difusão da sua cultura que entrarão definitivamente em perigo.

Keywords : Televisão pública; Diretiva do audiovisual; Produção televisiva; Cultura; Ideia de Europa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )