SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2To understand what are web TVs: first searchesAll the stories of domestic violence are similar: the gaze and art as liberating devices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844On-line version ISSN 1980-3508

Abstract

SABINO, Juliana L. M. F.; DAVID-SILVA, Giani  and  PADUA, Flávio L. Cardeal. O potencial da imagem televisiva na sociedade da cultura audiovisual. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.65-80. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201625.

A cultura audiovisual vem cada vez mais ganhando espaço, e os avanços tecnológicos contribuem, vertiginosamente, para o seu desenvolvimento e sua abrangência. Assim, este estudo tem como temática a cultura audiovisual, e como objetivo de pesquisa, discutir a importância das imagens na televisão. Para tanto, selecionamos um exemplo de propaganda televisiva observada no ano de 2006, que inspirou uma reflexão crítica sobre a importância das linguagens híbridas na televisão, ilustrando a interferência dessas na produção do sentido na mensagem televisiva. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos as concepções de imagem e linguagens híbridas de Lúcia Santaella. A partir da análise da propaganda ora proposta concluímos que sua constituição é mais icônica do que de verbal, mas que se insere numa concepção dialógica, constituindo-se, portanto, por meio de um processo criativo de produção de significados.

Keywords : Televisão; Audiovisual; Linguagens híbridas; Propaganda; Linguagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )