SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The potential of television image in the audiovisual culture societyApplications of the Lacanian theory of discourses in the field of Communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844On-line version ISSN 1980-3508

Abstract

PEREIRA, Ana Catarina. Todas as histórias de violência doméstica se assemelham: o olhar e arte como dispositivos libertadores. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.81-98. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201626.

Te doy mis ojos é a terceira longa-metragem de Icíar Bollaín (nascida em Espanha, em 1967), e um filme sobre a violência doméstica e conjugal. Na análise que nos propomos realizar, a metodologia utilizada não será a mais recorrente em estudos fílmicos, no sentido de identificação da Escola a que a realizadora pertence, no estudo detalhado dos planos e técnicas utilizados ou numa análise cuidada da imagem e do som. Em vez disso, propomos uma reflexão teórica sobre os principais objectivos, valores e ideias que o filme reúne em si, num diálogo sociológico com os elementos de género presentes. Destacando aqueles que consideramos serem os principais traços de um estilo da realizadora, reflectimos ainda sobre a presença das mesmas características numa cinematografia europeia contemporânea.

Keywords : Género; Arte; Círculo; Violência; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )