SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 issue2The "Laboratorio de Teatro Campesino e Indígena" and the construction of a good life in Ticopó, Yucatán, MexicoPublic dialogue, scientific institutions and democracy: reflections on the establishment of a policy of organizational communication author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Print version ISSN 1809-5844On-line version ISSN 1980-3508

Abstract

LUZ, Lia Hecker  and  GICO, Vânia de Vasconcelos. Blogs como canais alternativos de comunicação para o renascimento do parto. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.2, pp.147-160. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-58442016210.

Aplicando-se a sociologia das ausências e da sociologia das emergências, investiga-se a blogosfera brasileira da humanização do parto composta por blogs mantidos por mulheres ativistas. A partir da análise qualitativa de um blog expressivo desse universo, explora-se como os Sites de Redes Sociais (SNS, por sua sigla em inglês) estão sendo usados enquanto canais alternativos de comunicação e informação para facilitar ações coletivas e o engajamento civil. Conclui-se que as ferramentas da Internet têm permitido uma mobilização inédita em prol do renascimento do parto, de forma a garantir um atendimento mais humano e menos violento, baseado em evidências científicas.

Keywords : Humanização do parto; Sites de Redes Sociais (SNS); Blogs; Comunicação alternativa.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )