Acessibilidade / Reportar erro

A cartografia de um campo: singularidades e possibilidades nas relações entre religião e consumo nos trabalhos desenvolvidos na Comunicação 1 1 Este texto foi alterado, revisado e adaptado para a revista, tendo sido e apresentado no GT de Epistemologia da Comunicação do XXV Encontro Anual da Compós, na UFG, em junho de 2016.

Cartografía de un campo: singularidades y posibilidades en las relaciones entre lareligión y el consumo en los trabajos desarrollados en la Comunicación

Resumo

Este trabalho apresenta uma síntese cartográfica com considerações iniciais sobre quatro zonas (metáfora emprestada da cartografia da malha viária) da produção acadêmica que agrupam, no período dos últimos dez anos, artigos, dissertações e teses desenvolvidos dentro das temáticas religião e consumo na Comunicação. A proposta do texto é refletir sobre os vínculos epistemológicos e os níveis de articulação entre diferentes correntes teóricas, que por vezes se distanciam, por vezes se aproximam. Trata-se, de início, de um estudo exploratório cuja proposta central é resumir, em um mapa, as abordagens-chave dessas pesquisas em nossa área, apontando as particularidades desses estudos e o que distingue a Comunicação quando se trata de pesquisas que articulam essas temáticas.

Palavras-Chave
Pesquisas em Comunicação; Religião; Consumo; Cartografia; Produção acadêmica

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br