Acessibilidade / Reportar erro

Comunicação, migrações e gênero: famílias transnacionais, ativismos e usos de TICs1 1 Versão revisada e ampliada de trabalho apresentado em mesa no GP Cibercultura do XIV Encontro dos Grupos de Pesquisas em Comunicação, evento componente do XXXVII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), realizado de 1 a 5 de setembro de 2014, em Foz do Iguaçu.

Comunicación, migraciones y género: famílias transnacionales, activismos y usosde TIC

Resumo

A partir de uma breve contextualização dos estudos em torno das interfaces entre migrações transnacionais e gênero, assim como do lugar da comunicação nesses estudos, propomos situar e discutir dois eixos das pesquisas que focalizam gênero, migrações, consumo e usos de Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs). Um primeiro eixo faz referência às experiências de gênero relacionadas ao consumo e usos de tecnologias nos processos de constituição e interação das chamadas famílias transnacionais; um segundo eixo alude à apropriação das tecnologias em ações e projetos de mobilização e ativismos em que se articulam gênero e migrações. As reflexões propostas estão baseadas em levantamento bibliográfico e revisão de resultados de pesquisas já realizadas sobre o tema, especialmente aquelas orientadas ao estudo das migrações latino-americanas.

Palavras-chave
Comunicação; Migrações; Consumo; Gênero; Tecnologias

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br