Acessibilidade / Reportar erro

Afeto, imagem e memória no filme Como esquecer: estudos contemporâneos1 1 Este texto faz parte da pesquisa “Imagem, cultura e diversidade: estudos contemporâneos” (2016-2018).

Afecto, imagen y memoria en la película Como olvidar: estudios contemporáneos

Resumo

A memória vivenciada em determinados filmes exibe, estrategicamente, predicações de afeto como pressuposto para pesquisar fragmentos do filme brasileiro Como esquecer (2010), de Malu De Martino. Aqui, o discurso fílmico expõe a intimidade e instiga a descrição da diversidade cultural/sexual. Afeto, imagem e memória são categorias elencadas ao longo do texto. Assim, esta pesquisa foi realizada por meio de fontes primárias e secundárias, ao considerar a leitura fílmica com os chamados estudos contemporâneos em uma abordagem teórico-metodológica. Os resultados apontam para vestígios sobre corpo, gênero e performance na discussão da diversidade no cinema nacional contemporâneo.

Palavras-chave
Afeto; Imagem; Memória; Cinema Brasileiro; Estudos Contemporâneos

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br