SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com LévinasRuptura digital e processos de participação em mídias populares no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

LEON-DUARTE, Gustavo Adolfo. Contribuições teóricas para a pesquisa no campo do Jornalismo. Noções e significados do Campo Criador Intelectual. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.41-59.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844201932.

O habitus acadêmico presente na estrutura do campo da pesquisa jornalística na Espanha desenvolve uma tendência à perda de trabalhos teóricos conceituais. Desenvolvendo as bases da pesquisa qualitativa utilizando técnicas e procedimentos do método de comparação constante, o texto visa integrar, em termos descritivos e preditivos, o constructo, fatores e indicadores de um núcleo teórico que agrega valor real ao campo da pesquisa em jornalismo. O estudo define, a partir da integração teórica da categoria Campo Intelectual Criador (CIC), a contribuição efetiva da teoria de campo de Pierre Bourdieu para o campo da pesquisa jornalística, de modo que o modelo teórico construído possa ser utilizado para observar, descrever e explicar o comportamento de produção jornalística, práticas de circulação e consumo. A proposta teórica pode significar não apenas uma forma de compromisso reflexivo, mas, também, uma proposta prática alternativa às estratégias de pesquisa dominantes, pois descreve uma contribuição efetiva para explicar e prever o comportamento histórico e atual da estrutura e distribuição do capital científico do campo, bem como conseguir uma representação coerente dos usos e significados em sua meta-investigação.

Palavras-chave : Pesquisa; Jornalismo; Campo Intelectual; Criador; Interdisciplina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol | Inglês     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )