SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Ruptura digital e processos de participação em mídias populares no BrasilConteúdo ou Dinheiro? Diferenças entre as políticas de comunicação dos governos Dilma e Temer no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

GROHMANN, Rafael. Cooperativas de Comunicadores: possibilidades, contradições e cenário argentino. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.77-90.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201934.

O artigo tem por objetivo situar o debate sobre cooperativas de trabalhadores de comunicação. Para tanto: a) posiciona a discussão em um cenário de flexibilização e individualização das situações de trabalho dos comunicadores; b) discute a atualidade das cooperativas, entre possibilidades de utopias reais e projetos radicais e contradições envolvendo o modo de produção capitalista; c) descreve algumas experiências cooperativas de trabalhadores de comunicação, com ênfase no cenário argentino atualmente, onde a área de comunicação foi a que mais cresceu em termos de cooperativas nos últimos dois anos.

Palavras-chave : Comunicação; Cooperativas; Trabalho; Argentina; Alternativas.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )