Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
Citado por SciELO
Acessos
Links relacionados
Citado por Google
Similares em SciELO
Similares em Google
Compartilhar
Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação
versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508
Resumo
PASSOS, Mariana Rezende dos e PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des) construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.179-200. Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508. https://doi.org/10.1590/1809-5844201939.
O presente artigo investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula, ex-presidente do Brasil, durante a crise política brasileira de 2016, ocorrida em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Para tanto, foi analisada a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave “Lula” e que foram publicadas em quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment que se deram em 13 de março; os protestos sociais contra o impedimento ocorridas em 18 de março, as votações do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Entre os principais resultados, ressaltamos o embate narrativo observado a partir de intensa disputa pelo sentido do termo “golpe”, que foi utilizado tanto em relatos desconstrutivos quanto construtivos relacionados à imagem pública de Lula.
Palavras-chave : Lula; Imagem pública; Impeachment; Crise política; Twitter.