SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Todos nascemos nus e o resto é drag: performatividade dos corpos construídos em sites de redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

FIGARO, Roseli. Potencial explicativo dos estudos de recepção no contexto do Big Data. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.223-237.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-58442019311.

Discutimos as relações de comunicação, circulação e produção de sentidos no cenário de manipulação, controle e poder da informação. Procuramos responder à questão: como os estudos de recepção tratam os desafios colocados pelo Big Data na extração, mineração e análise de dados com vistas à manipulação de comportamentos? A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica para a análise crítica e comparativa das perspectivas autorais. Trabalha-se o conceito de sistema, para contestar sua produtividade nas pesquisas de recepção. Como resultado da discussão, os mapas barberianos são retomados em perspectiva, para recolocarmos a história e os conflitos sociais no centro das disputas por hegemonia de sentidos, os quais devem ser problematizados pelos estudos de recepção no contexto social atual.

Palavras-chave : Estudos de Recepção; Big Data; Sistema; Mapas Barberianos; Hegemonia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )