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Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

CITELLI, Adilson  e  FALCAO, Sandra Pereira. Educomunicação Socioambiental: cidade e escola. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.21-36.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844202021.

Este artigo registra o propósito de refletir acerca da comunicação e da temática socioambiental urbana, considerando, sobretudo, determinadas práticas levadas a termo na educação formal. Interseccionadas com aportes da educação não formal/informal e também do ecossistema midiático, os mecanismos em tela influenciam o cenário de descaso ambiental crescente nos centros urbanos. Os dados a nutrir o conjunto reflexivo resultam de pesquisas realizadas em escolas da rede básica pública e privada na cidade de São Paulo, bem como em espaços outros de diálogo virtual/presencial. O percurso analítico seguido indica que ativar procedimentos educomunicativos ancorados em projetos voltados a esclarecer as intercorrências comprometedoras da qualidade de vida, em particular nas grandes cidades, pode resultar em ampliação de uma perspectiva ecossistêmica que traga ganhos para os jovens educandos e para a sociedade.

Palavras-chave : educomunicação socioambiental; perspectiva ecossistêmica; emancipação; cidade; escola.

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