SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismoInfluenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

PIMENTEL, Pedro Chapaval  e  PANKE, Luciana. Discursos diplomáticos: objeto de pesquisa da Comunicação Política?1. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.53-71.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844202023.

O discurso diplomático, com suas narrativas estratégicas, possui características que envolvem persuasão, dissimulação e convencimento. Neste sentido, é um dos elementos que colaboram com a formação da imagem pública das nações, posicionando-as no contexto mundial. Partindo deste enfoque, nos perguntamos acerca da ênfase dada pelo campo da Comunicação à análise dos discursos diplomáticos enquanto Comunicação Política. Para isso, mapeamos sete bancos de dados nacionais e internacionais. Como resultados, destacamos que, dadas as disputas de poder imbrincadas nas relações internacionais, os discursos diplomáticos emergem como parte de um processo estratégico de comunicação internacional mais amplo por parte de Estados e governos. Embora consideremos esses discursos um objeto de Comunicação Política, constatamos a existência de uma escassa literatura sobre o tema na área de Comunicação e apresentamos sugestões para futuras pesquisas.

Palavras-chave : Comunicação Política; Discursos Diplomáticos; Comunicação Internacional; Imagem Pública.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )