SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Em busca de um método: entre a estética e a história de imagens domésticas do período da ditadura militar brasileiraMídia Impressa e Gênero na construção do impeachment de Dilma Rousseff índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

TOMAIM, Cássio dos Santos; NUNES, Francine  e  MACHADO, Naiady. Produção documental no sul do Brasil sob a perspectiva de mulheres cineastas (1995-2010). Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.185-202.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-58442020210.

De um universo de mais de 74 realizadoras identificadas em mapeamento da produção de documentários no Sul do Brasil, entre os anos de 1995 e 2010, foram selecionadas sete para que, a partir de entrevistas semiestruturadas, pudéssemos compreender quem são e o que pensam essas mulheres sobre a produção, distribuição e exibição do documentário no Brasil. Os resultados parciais apresentados integram uma pesquisa mais ampla que teve como objetivo caracterizar a produção documentária contemporânea do Sul do Brasil, procurando compreender onde, o que, como e quem produz na região e onde e de que forma esses filmes são exibidos. A maioria das cineastas entrevistadas tem formação em cursos de Comunicação Social, nos quais conheceram e se envolveram com o cinema e o audiovisual. É consenso entre as realizadoras que a principal dificuldade em se produzir na região está atrelada à dependência financeira, mas reconhecem que, sem o aporte público, o cenário do documentário teria sido diferente no período estudado. Sobre os temas dos filmes, apenas duas delas assumem uma busca por personagens e assuntos femininos, as demais apostam no olhar particularizado da cineasta, em que seus pontos de vistas são marcados pela experiência de ser mulher.

Palavras-chave : Documentário; Região Sul; Perfil; Cineastas Mulheres; Produção Cinematográfica.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )