Acessibilidade / Reportar erro

Competência midiática em crianças de 9 a 12 anos em cenários brasileiros

Competencia mediática em niños de 9 a 12 años em escenarios brasileños

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa “Competências midiáticas em cenários brasileiros e euroamericanos”, que teve como objetivo conhecer os níveis de competência midiática de crianças de 9 a 12 anos para que pesquisadores, formadores e decisores políticos possam atuar para promover o seu desenvolvimento. Foi realizada pela equipe brasileira da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigación en Competencias Mediáticas para La Ciudadanía (ALFAMED) e os dados coletados por meio de questionários aplicados em cinco regiões brasileiras. Os resultados indicam que a competência midiática, especialmente as dimensões processos de interação e ideologia e valores, ainda estão pouco desenvolvida, indicando a necessidade e a urgência de atenção de professores e especialistas.

Palavras-chave
Competência Midiática; Literacia midiática; Alfamed; Mídia-educação; Comunicação e Educação

Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) Rua Joaquim Antunes, 705, 05415-012 São Paulo-SP Brasil, Tel. 55 11 2574-8477 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: intercom@usp.br