SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2YEASTS ON in vitro DIGESTIBILITY OF DIETS WITH DIFFERENT LEVELS OF ROUGHAGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Animal Brasileira

Print version ISSN 1518-2797On-line version ISSN 1809-6891

Abstract

RODRIGUES, Sandra Iara Furtado Costa et al. CONTEÚDO QUÍMICO E ENERGÉTICO DO MILHO ANTES E APÓS PRÉ-LIMPEZA. Ciênc. anim. bras. [online]. 2015, vol.16, n.2, pp.158-168. ISSN 1518-2797.  http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v16i217226.

A indústria avícola normalmente tem pouco controle sobre a matéria-prima que chega à unidade de transformação. Este experimento teve como objetivo avaliar a qualidade química e energética do milho obtida em uma fábrica de rações, antes e após a pré-limpeza. Vinte amostras de 30 kg de milho, foram retiradas de caminhões que entregavam milho para o moinho. Após os caminhões serem descarregados e o material passar por processo de pré-limpeza, outra amostra foi retirada. As amostras foram classificadas e as propriedades físicas foram avaliadas: densidade (g/L), percentagens de grãos de material estranho, impurezas, fragmentados, quebrados, chocho, danificados por insetos, queimados, fermentados, danificados,avariados e quirera, bem como análises de composição bromatológica: energia metabolizável aparente para aves (EMA), extrato etéreo (EE), fibra bruta (FB), amido (A), atividade de água (AA), proteína bruta (PB), lisina digestível e total, metionina, cistina, treonina, triptofano, valina, isoleucina, leucina, fenilalanina, histidina e arginina. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com dois tratamentos (antes e após a pré-limpeza) e vinte repetições cada. Os dados foram analisados usando o programa SAS ® e as diferenças entre os tratamentos obtidos pelo teste F. Correlações e componentes principais foram calculados. Houve diminuição na densidade após o processo de pré-limpeza que foi provavelmente devido à remoção de terra e pedras em vez de grão e as suas fracções. Aumentos significativos foram encontrados para danos causados por insetos, grãos fermentados e danificados, enquanto o nível de queimados foi significativamente reduzido após o processo de pré-limpeza. O amido aumentou após a pré-limpeza já que contaminantes normalmente são pobres neste componente, porém os níveis de fibra também aumentaram. Os níveis de energia metabolizável aparente, aminoácidos, digestibilidade aparente (P <0,05) e total (P <0,05) da histidina, de lisina total e metionina (P <0,05) foram reduzidos após a pré-limpeza. A densidade foi maior quando havia menos impurezas, como a casca de palha ou grãos pequenos. A presença de milho quebrado foi positivamente correlacionada (P <0,05) com material estranho (0,63) e fragmentos (0,76), enquanto que a proporção do milho danificado foi positivamente correlacionado com material estranho (0,68), os fragmentos (0,58) e milho quebrado (0,83). Neste estudo, mesmo as amostras sendo classificadas como de excelente qualidade antes da pré-limpeza, o processo de pré-limpeza foi eficaz em reduzir a umidade e atividade da água, que ajuda a controlar o crescimento de fungos ou outros microorganismos nas rações. Os níveis de amido e fibra aumentaram após a pré-limpeza, enquanto que os níveis de energia metabolizável aparente não foram melhorados pela pré-limpeza.

Keywords : amido; densidade; energia; proteína; umidade.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )