SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18NOVA SOLUÇÃO ELETROLÍTICA INTRAVENOSA PARA USO VETERINÁRIO: EFEITOS SOBRE O PERFIL ELETROLÍTICO E ÁCIDO BASE EM BOVINOS ADULTOS HÍGIDOSBrucella ovis EM OVINOS: SOROPOSITIVIDADE E FATORES DE RISCO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Animal Brasileira

versão impressa ISSN 1518-2797versão On-line ISSN 1809-6891

Resumo

FARIA, Maria Juíva Marques de et al. ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DE COPAIFERA SPP. FRENTE ÀS BACTÉRIAS ISOLADAS DE LEITE DE VACAS COM MASTITE. Ciênc. anim. bras. [online]. 2017, vol.18, e39068. ISSN 1809-6891.  https://doi.org/10.1590/1089-6891v18e-39068.

A mastite bovina é um problema sanitário que afeta o gado leiteiro em todas as áreas produtoras do mundo, sendo de difícil controle e erradicação. A atividade antimicrobiana da oleorresina e do óleo essencial de Copaifera spp. foi verificada frente aos micro-organismos isolados de amostras de leite de vacas diagnosticadas com mastite subclínica grau III. A oleorresina de Copaifera ssp. apresentou boa atividade antimicrobiana (CIM≤100 µg/mL) frente às amostras de Staphylococcus coagulase positivo, Staphylococcus coagulase negativo, Streptococcus do grupo C, F, G e Corynebacterium spp. Já o óleo essencial de Copaifera spp. apresentou boa atividade antimicrobiana (CIM≤100 µg/mL) frente aos Staphylococcus coagulase negativo e Corynebacterium spp. Em relação à Escherichia coli, a atividade antimicrobiana da oleorresina e o óleo essencial foi inativa e fraca à inativa, respectivamente. Conclui-se que, frente às 55 bactérias isoladas, a olerresina apresentou melhor atividade antimicrobiana do que o óleo essencial de Copaifera spp. (p<0,0001). A análise por CG/EM identificou sesquiterpenos no óleo essencial e pelo método ESI FT-ICR MS, foi possível identificar ácidos diterpenos na oleorresina de Copaifera spp. Por fim, sugere-se que a oleorresina de Copaifera spp. é uma matéria-prima vegetal promissora no desenvolvimento de medicamento fitoterápico para o tratamento de mastite bovina.

Palavras-chave : concentração inibitória mínima; ESI FT-ICR MS; mastite bovina; óleo essencial; oleorresina.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )