SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19NON CARCASS COMPONENTS STEERS SUBMITTED SURGICALLY CASTRATION OR IMMUNOLOGICAL CASTRATIONCARCASS CHARACTERISTICS AND MEAT QUALITY IN CULL EWES AT DIFFERENT AGES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Animal Brasileira

Print version ISSN 1518-2797On-line version ISSN 1809-6891

Abstract

CERVO, Heitor José et al. ESPACIALIZAÇÃO DOS FATORES PRODUTIVOS, AMBIENTAIS E SOCIOECONÔMICOS PARA DISCRIMINAR A PRODUÇÃO DE BOVINOS LEITEIROS NO SUL DO BRASIL. Ciênc. anim. bras. [online]. 2018, vol.19, e-33194.  Epub May 17, 2018. ISSN 1518-2797.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-6891v19e-33194.

A região Sul se diferencia das demais por ter maior produtividade de leite. A heterogeneidade da produção, a diversidade edafoclimática e ambiental, e as distintas realidades socioeconômicas contribuem para diferenciar as regiões político-administrativas. Objetivou-se espacializar os fatores produtivos e os fatores ambientais e socioeconômicos que melhor discriminam a produção de leite de vaca nos estados do Sul do Brasil. Análises multivariadas foram realizadas para discriminar tanto as variáveis em estudo quanto as mesorregiões e municípios destes estados. As mesorregiões Oeste Catarinense e Noroeste Rio-grandense apresentaram os melhores índices de produção, mas foram discriminadas em baixo nível (35,76%). A formação de cluster por municípios mostrou que Casca, Marau e Santo Cristo da mesorregião Noroeste Rio-grandense e Concórdia, Coronel Freitas, Palmitos e São Lourenço do Oeste da mesorregião Oeste Catarinense apresentaram melhores índices produtivos. Os clusters municipais foram discriminados em alto nível pelos fatores produtivos (98,24%) e pelos fatores ambientais e socioeconômicos (72.75%). As variáveis produtivas foram as mais importantes na discriminação dos clusters municipais. As especificidades e peculiaridades específicas a cada região foram evidenciadas por meio da heterogeneidade dos fatores produtivos, ambientais e socioeconômicos. Portanto, faz-se necessário conceber e implementar inovações tecnológicas específicas à cada região para maximizar a eficiência produtiva e minimizar os efeitos ambientais adversos em rebanhos leiteiros.

Keywords : análise multivariada; componentes principais; cluster; espacialização.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )