Acessibilidade / Reportar erro

Tecnologia Assistiva de Vivências Musicais na recuperação vocal de idosos portadores de Doença de Parkinson

Assisted Technology in musical life experiences for vocal recovery of aged people carrying Parkinson's Disease

Resumo

A tecnologia de vivências musicais desenvolvida e testada teve o objetivo de avaliar sua efetividade em termos de recuperação vocal de idosos parkinsonianos. A metodologia desenvolvida em Jequié (BA), no campus da UESB, envolveu uma amostra de 12 idosos selecionados por conveniência e que se submeteram aos procedimentos de teste e avaliação da tecnologia por um período de dois semestres de 2007. A tecnologia foi avaliada aplicando-se, no pré e pós-vivências musicais, instrumentos de avaliação de aprimoramento vocal. A tecnologia se constituiu de teste da voz, cujo treinamento incluía atividades rítmicas corporais, técnicas vocais de aquecimento vocal, técnica de respiração diafragmática e intercostal, prática de canto em grupo. Resultados: a maioria dos idosos demonstrou melhoras na emissão vocal. Metade demonstrou melhoras na dinâmica respiratória, no aumento do número de notas cantadas em uma inspiração e articulação nos vocalizes. Outros demonstraram melhoras na performance vocal, seja no desenvolvimento da postura na emissão da voz, seja na articulação dos vocalises. Mesmo os que não obtiveram melhoras, conservaram-se em seu estado anterior sem progressão da doença por um ano, enquanto praticavam as vivências. Os achados levaram-nos a concluir pela efetividade da dita tecnologia de vivências musicais como promotora da inclusão social dos idosos parkinsonianos.

Palavras-chave:
Musicoterapia; Equipamentos de auto-ajuda; Melhoramento Biomédico; Voz; Idoso fragilizado; Doença de Parkinson; Jequié (BA)

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com