Acessibilidade / Reportar erro

O uso da equoterapia como recurso terapêutico para melhora do equilíbrio estático em indivíduos da terceira idade

The use of hippotherapy as therapeutic resource to improve the static balance in elderly individuals

Resumo

Objetivo :

Mensurar a melhora do equilíbrio estático em indivíduos da terceira idade com a prática da equoterapia.

Materiais e métodos :

estudo experimental, clínico, pré e pós-teste. Dez indivíduos do sexo feminino, entre 60 e 74 anos, residentes na cidade de Caxias do Sul - RS, foram avaliados na estabilometria, pré e pós-aplicação do programa de atendimento equoterapêutico. O mesmo constituía-se de oito sessões de equoterapia, duas vezes por semana, com a duração de 30 minutos cada sessão. Os dados foram analisados por meio dos valores obtidos de velocidade média de deslocamento do CP (Centro de Pressão), deslocamento médio no eixo X do CP e deslocamento médio no eixo Y do CP. Também foi utilizado o teste estatístico T-Student. O nível de significância aceito foi de p<0,05.

Resultados :

Na comparação dos resultados pré e pós-equoterapia, observou-se diferença estatística significativa (p=0,002) na direção ântero-posterior. Na direção médio-lateral e velocidade de deslocamento, observou-se diferença não-significativa: (p=0,603) e (p=0,414), respectivamente.

Conclusão :

Indivíduos da terceira idade saudáveis possuem alterações no equilíbrio. A equoterapia foi capaz de melhorar o equilíbrio estático e, consequentemente, diminuir a possibilidade de queda.

Palavras-chave:
Fisioterapia (Especialidade); Modalidades de Fisioterapia; Equilíbrio Musculosquelético; Técnicas de exercício e de movimento; Epidemiologia Experimental; Mulheres; Meia-idade; Idoso; Caxias do Sul, RS

Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com