SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Contribution of socio-demographic conditions for the perception of quality of life in the elderlyCognitive decline of aged and its association with epidemiological factors in the city of Viçosa, Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

ROQUE, Francelise Pivetta et al. Perfil socioeconômico-cultural de uma universidade aberta à terceira idade: reflexo da realidade brasileira?. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.1, pp. 97-108. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232011000100011.

OBJETIVO: comparar os dados socioeconômicos e culturais de alunos de uma Universidade Aberta à Terceira Idade de uma instituição de ensino superior pública alagoana aos dados equivalentes do Estado de Alagoas da população brasileira de mesma faixa etária. MÉTODO: estudo transversal comparativo, realizado com os 460 participantes das três primeiras turmas da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI) de uma universidade pública de Alagoas. Compararamse às populações do estado de Alagoas e do Brasil: sexo, idade, escolaridade, composição do domicílio, renda, profissão, estado civil, participação em atividades na comunidade, expectativas em relação à UATI e forma pela qual o aluno havia tomado conhecimento do programa UATI. RESULTADOS: os estudantes da UATI diferem de forma estatisticamente significante da população alagoana e brasileira no que se refere à distribuição de sexo, idade, tipo de domicílio, escolaridade e ocupação (p ≤ 0,05). A maioria é casada, exerce atividades religiosas na comunidade, busca crescimento pessoal, além de lazer e distração, e tomou conhecimento da UATI por meio da televisão e amigos. CONCLUSÕES: O perfil encontrado não reflete a realidade brasileira, ressaltando a necessidade de que as UATIs, enquanto programas de promoção à saúde, incluam os idosos de classes socioeconômicas e culturais menos favorecidas.

Keywords : Idoso; Promoção da saúde; Universidades; Saúde do idoso; Envelhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese