Acessibilidade / Reportar erro

Os caminhos dialéticos do envelhecimento e sua relação com a educação física contemporânea

The dialectical ways of aging and their relationship with contemporary physical education

Este artigo pretende discutir criticamente as concepções e ideias construídas acerca do processo de envelhecimento na sociedade, no intuito de demarcar a velhice não apenas como espaço de perdas e limitações, mas sobretudo como um estágio de desenvolvimento aberto a novas possibilidades de inserção social. Para tanto, se faz premente que a sociedade oferte a essa população meios favoráveis à prática de múltiplas atividades, dentre elas, as atividades físicas, fundamentais para a melhoria na qualidade de vida durante o processo de envelhecimento. O texto se arquiteta mediante um processo de revisão e atualização de literatura, utilizando como bases teóricas obras da Sociologia, Psicologia, Medicina, Gerontologia e Educação Física, de modo a promover um diálogo interdisciplinar entre as referidas áreas, buscando demarcar o envelhecimento como um processo multifatorial, portanto, se estabelecendo para além de uma redução biológica. Exatamente neste sentido, acreditamos no potencial da Educação Física com a população idosa, qual seja: o de uma área que realize nexos conectivos entre o biológico e o social e entenda o humano em sua constituição histórico-cultural.

Qualidade de vida; Envelhecimento; Atividade física


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com