SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Consequences of falls in older people living in the community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

JAMBASSI FILHO, José Claudio et al. Treinamento com pesos, modelo de programa sistematizado para a terceira idade. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2011, vol.14, n.2, pp. 395-402. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232011000200018.

Evidências têm demonstrado que a manutenção de um estilo de vida fisicamente ativo pode atenuar as perdas associadas ao processo de envelhecimento. Dentre as práticas recomendadas para a população idosa, o treinamento com pesos (TP) tem recebido destaque, revelando benefícios na realização das atividades da vida diária e na qualidade de vida, entre outros. Assim, programas para pessoas idosas devem descrever suas experiências na tentativa de impulsionar e aperfeiçoar as atividades relacionadas com TP. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo descrever o funcionamento do TP, que é umas das modalidades do Programa de Atividade Física para a Terceira Idade (PROFIT). Atualmente, a modalidade TP conta com 45 participantes, sendo que 80% são mulheres e 20% homens. A maior parte dos participantes (84%) possui idade igual ou superior a 60 anos, ao passo que 16% possuem idade entre 54 e 59 anos. As aulas são ministradas três vezes por semana, em dias não consecutivos, com duração de 45 minutos. Os participantes realizam oito exercícios alternados por segmentos corporais, sendo realizadas três séries em cada exercício. Neste sentido, a modalidade TP busca proporcionar melhorias na qualidade de vida da população idosa, bem como auxiliar na formação de graduandos e pós-graduandos e, consequentemente, aprofundar o entendimento da atividade física em idosos.

Keywords : Estilo de vida; Saúde do idoso; Atividade Motora; Envelhecimento; Promoção da saúde; Treinamento de resistência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese