SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Influence of strength training and flexibility on body balance in elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

COELHO, Flávia Gomes de Melo et al. Desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de adultos e idosos ativos. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 7-15. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100002.

OBJETIVO: Comparar o desempenho cognitivo em diferentes níveis de escolaridade de indivíduos adultos e idosos praticantes de atividade física. MÉTODOS: Foram avaliados 122 indivíduos sem comprometimento cognitivo, idade entre 46 a 85 anos e escolaridade entre 1 a 15 anos, praticantes de atividade física há mais de 6 meses no Programa de Atividades Físicas e Recreativas para a Terceira Idade. Foi aplicada uma bateria de testes cognitivos para verificar as seguintes variáveis: memória de curto prazo, linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas. RESULTADOS: O teste de Kruskal-Wallis apontou diferenças entre os grupos, com diferentes níveis de escolaridade, apenas para a memória de curto prazo, sendo que o teste de U Mann Whitney demonstra diferença entre o grupo de menor escolaridade (1-4 anos) com o grupo de maior escolaridade (> 12 anos). CONCLUSÃO: Diante disso, sugere-se que adultos e idosos ativos, em diferentes níveis de escolaridade, apresentam um perfil cognitivo semelhante para os seguintes domínios cognitivos: linguagem, aprendizagem, taxa de esquecimento e funções executivas.

Keywords : Cognição; Atividade motora; Saúde do idoso; Avaliação de desempenho; Atividade física; Nível educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese