SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Cognitive and perceptual-motor improvements in elderly participating in a cognitive-motor integrated stimulation programDrug use profile of elderly patients attending the Elderly Care Program in UNIJUÍ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

MELO, Bruna Evellyn Souza; FREITAS, Bruna Carneiro Rodrigues; OLIVEIRA, Valéria Rodrigues Costa  and  MENEZES, Ruth Losada de. Correlação entre sinais e sintomas de incontinência urinária e autoestima em idosas. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 41-50. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100005.

OBJETIVO: Identificar a prevalência de sinais e sintomas de incontinência urinária e sua relação com a autoestima de idosas. MÉTODO: A amostra foi constituída por 27 idosas, com média de idade de 67,59 (± 5,16), participantes do Curso Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI) do Programa Gerontologia Social da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Foram utilizados três instrumentos para avaliação, sendo eles o Miniexame do estado mental, um instrumento específico elaborado para este estudo e o questionário de autoestima desenvolvido por Steglich. O tratamento estatístico foi descritivo e com testes não-paramétricos, com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: Foi observado que 44,4% das idosas apresentam perda de urina, destas, 58,33% perdem uma vez por semana, todas relatam perder pouca quantidade de urina e 66,7% apresentam perda há mais de um ano. A autoestima foi considerada baixa em 77,8% das idosas, mas não houve correlação entre a mesma e os sintomas de IU. CONCLUSÃO: A autoestima diminuída é uma condição frequente na população idosa e vários fatores podem contribuir para isso, porém na amostra estudada não foi possível identificar a contribuição da IU.

Keywords : Saúde do idoso; Saúde Mental; Motivação; Incontinência urinária; Idosas; Autoestima.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese