SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Drug use profile of elderly patients attending the Elderly Care Program in UNIJUÍFood security in households headed by elderly, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

TEIXEIRA, Jéssica Sobrinho et al. Envelhecimento e percepção corporal de idosos institucionalizados. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 63-68. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100007.

O estudo tem por objetivo verificar, nos discursos de idosos institucionalizados, quais aspectos consideram ao remeter à percepção e visão que têm de seus corpos. Utilizou-se de entrevista semiestruturada com dados sociodemográficos e uma questão sobre a percepção e visão de corpo; e a análise de conteúdo seguiu o preconizado por Lawrence Bardin. Constatou-se que 44,4%, dos nove idosos entrevistados, remetiam sua percepção de corpo positivamente. Já os discursos negativos (33,3%) evidenciaram uma forte relação com a presença de doenças. Apenas um idoso diferenciou seu discurso, associando-o a uma percepção de corpo puramente biológico. Considerando que a percepção de corpo das pessoas está permeada de significâncias adquiridas durante as experiências vividas, destacou-se que 44,4% da amostra mostraram a percepção de corpo associada a fatores estéticos. Através da análise da literatura e das entrevistas, foi possível notar que as percepções de corpo diferem significativamente, em especial nos idosos. Constatou-se uma percepção positiva de corpo, mas a pequena amostra não permitiu maiores generalizações.

Keywords : Idoso; Corpo; Saúde do idoso; ILPI.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese