SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Food security in households headed by elderly, BrazilImportance given to sex by the elderly in the city of Porto Alegre and association between self-health perception and the feeling of happiness author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

ELIAS, Rui Gonçalves Marques et al. Aptidão física funcional de idosos praticantes de hidroginástica. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 79-86. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100009.

O estudo teve como objetivo verificar a aptidão física funcional de idosos praticantes de hidroginástica. A amostra foi constituída por 18 mulheres idosas, com idade média de 65,5±5,84 praticantes das aulas de hidroginástica do Centro de Excelência em Atividade Física - CEAF. A aptidão física foi avaliada através da bateria de testes de Rikli e Jones (1999), adaptados por Morrow Jr. (2003), com avaliação de força de membros inferiores, força de membros superiores, flexibilidade dos membros inferiores, mobilidade física (potência, velocidade, agilidade e equilíbrio), flexibilidade dos membros superiores, resistência aeróbia e índice de massa corporal. Os resultados demonstram que os avaliados atingiram bons níveis de aptidão física nos testes de força de membros superior, flexibilidade de membros inferiores e mobilidade física. Já nos testes de força de membro inferior, capacidade aeróbia e flexibilidade de membros superiores, os níveis de aptidão física foram baixos. Sessenta e cinco por cento da amostra apresentaram excesso de peso e obtiveram resultados inferiores na maioria dos testes de aptidão física funcional. Conclui-se que os idosos praticantes de aulas de hidroginástica não apresentaram boa aptidão física funcional geral, principalmente nos níveis de força muscular de membro inferior, desempenho cardiorrespiratório e flexibilidade. Faz-se necessário reavaliar as aulas de hidroginástica, com o objetivo de aumentar gradualmente seu volume e intensidade, para alcançar melhora progressiva das capacidades físicas funcionais da população idosa.

Keywords : Idosos; Atividade Motora; Saúde do idoso; Aptidão física funcional; Hidroginástica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese