SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Frailty risk and drug use among elderly in southern Santa Catarina state, BrazilFall-related factors in elderly residents in Fortaleza, Ceará State, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

CORREA, Jimilly Caputo; FERREIRA, Maria Elisa Caputo; FERREIRA, Vanessa Nolasco  and  BANHATO, Eliane Ferreira Carvalho. Percepção de idosos sobre o papel do psicólogo em instituições de longa permanência. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 127-136. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100014.

Este trabalho se propôs a descrever a percepção de idosos institucionalizados sobre o papel do profissional psicólogo junto à população abrigada das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) da cidade de Juiz de Fora-MG. O universo da pesquisa abrangeu as instituições cuidadoras e cadastradas junto ao Conselho Municipal do Idoso da referida localidade. Quanto à metodologia, procedeu-se a estudo qualitativo exploratório utilizando a Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin como ferramenta para o tratamento dos dados. Os critérios de inclusão utilizados foram: 1) ser residente em ILPI; 2) ter 60 ou mais anos de idade; 3) aceitar participar; e 4) ser capaz de responder às perguntas formuladas. Constitui-se amostra por conveniência de 34 idosos que apresentaram as seguintes representações acerca do papel do psicólogo: relevância e pertinência de seu trabalho, não percebendo a presença de pontos negativos no trabalho deste profissional nas ILPIs. Identificou-se ainda que as áreas de atuação psicológica mais apontadas foram as relacionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento dos residentes naqueles locais.

Keywords : Envelhecimento; ILPI; Psicólogo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese