SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Fall-related factors in elderly residents in Fortaleza, Ceará State, BrazilStudies on aging in Brazil: literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

MARIN, Maria José Sanches et al. Compreendendo a história de vida de idosos institucionalizados. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.1, pp. 147-154. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000100016.

Considerando que a institucionalização muitas vezes representa a única possibilidade de sobrevivência ao idoso, sendo revestida de sofrimentos e limitações que interferem nas condições de vida, o presente estudo propõe-se a compreender a história de vida de um grupo de idosos institucionalizados. Trata-se de estudo qualitativo realizado a partir das narrativas de oito idosos residentes em uma instituição de longa permanência (ILP). A interpretação dos dados teve como referência o método de análise de conteúdo modalidade temática. Os resultados apontam para semelhanças nas trajetórias marcadas pelo desfavorecimento do contexto sócio-histórico. Depreende-se que a atenção ao processo de envelhecimento deve se iniciar na infância, por meio de condições propícias ao crescimento e desenvolvimento nos aspectos biopsicossociais.

Keywords : Idoso; Institucionalização; Fases do Ciclo da Vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese