SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Aging index development in Brazil, regions, and federative units from 1970 to 2010Contribution of the basic food basket to the nutritional state of diabetic elderly in an assistance program in a southern Brazilian city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

ANJOS, Elisangela Mendes dos; CUNHA, Marina Ramos da; RIBAS, Danieli Isabel Romanovitch  and  GRUBER, Cristiane Regina. Avaliação da performance muscular de idosas não sedentárias antes e após aplicação de um programa de exercícios de equilíbrio. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.3, pp. 459-467. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000300007.

INTRODUÇÃO: Uma das alterações do processo natural de senescência é a diminuição da massa e força muscular, denominada de sarcopenia. Caracterizada por um processo lento e progressivo no idoso, afetará a funcionalidade e a qualidade de vida, aumentando a morbidade, dependência, hospitalizações recorrentes, riscos de quedas e fraturas. OBJETIVO: Avaliar os efeitos dos exercícios de equilíbrio na força e na flexibilidade de idosos. MÉTODOS: 13 idosas com idade de 60 a 83 anos (73 anos ± DP 5,15), voluntárias e praticantes de atividade física, foram avaliadas antes e após aplicação de um programa de equilíbrio, realizado por 12 semanas consecutivas, uma vez na semana, em relação à força e flexibilidade de membros inferiores. A força foi avaliada por meio do teste de sentar e levantar, e a flexibilidade do teste de sentar e alcançar. Os resultados foram analisados por meio do teste paramétrico ANOVA (p>0,05) RESULTADOS: Não ocorreram ganhos significativos (p>0,05) em relação à força e à flexibilidade, porém ocorreu manutenção dos seus valores. CONCLUSÃO: 12 semanas de aplicação de exercícios de equilíbrio, realizados uma vez na semana, são suficientes para manutenção da força e flexibilidade de idosas não sedentárias.

Keywords : Exercícios de equilíbrio; Idoso; Mulheres; Força muscular e flexibilidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese