SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue3Influence of physical exercise in the symptomatology of climacteric womenCharacteristics of elderly people victim of domestic violence in the Federal District, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

QUEIROZ, Ciro Oliveira  and  MUNARO, Hector Luiz Rodrigues. Efeitos do treinamento resistido sobre a força muscular e a autopercepção de saúde em idosas. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2012, vol.15, n.3, pp. 547-553. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-98232012000300015.

INTRODUÇÃO: O treinamento de força tem sido eficiente em idosas, mas sua relação com a autopercepção de saúde ainda não está clara na literatura. OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo analisar os efeitos de um programa de treinamento com pesos sobre a força muscular e a autopercepção de saúde em idosas na cidade de Jequié-BA. METODOLOGIA: A amostra foi composta por 17 idosas com idade média de 68,76±5,95 anos. A força muscular foi avaliada pelo teste de estimativa de uma repetição máxima (1RM); o treinamento foi realizado em duas sessões semanais, compostas de duas séries de 10 RM para cada um dos exercícios, com intensidade variando de 50% a 70% de 1RM e duração de oito semanas. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva, do teste t de Student pareado e do teste Qui-quadrado não-paramétrico, com nível de significância de p<0,05. RESULTADOS: A força muscular aumentou significativamente (p<0,05), houve também aumento na proporção de idosas que relataram autopercepção de saúde positiva, mas não houve diferença estatisticamente significativa após o treinamento. CONCLUSÃO: Pode-se concluir que o método de treinamento de força aplicado promoveu respostas significativas no aumento da força muscular e mudanças positivas na autopercepção de saúde referida pelas idosas.

Keywords : Treinamento de resistência; Envelhecimento; Saúde do idoso; Condições de saúde; Jequié-BA.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese