SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3Environmental hazards and risk of fall in the elderly: systematic reviewAnalysis of the scientific production of the Brazilian Journal of Geriatrics and Gerontology: a bibliometric review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823

Abstract

BATISTONI, Samila Sathler Tavares. Gerontologia Ambiental: panorama de suas contribuições para a atuação do gerontólogo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2014, vol.17, n.3, pp.647-657. ISSN 1809-9823.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2014.13088.

O artigo traz algumas considerações a respeito do campo teórico da Gerontologia Ambiental, ao traçar um breve panorama dos temas clássicos de estudo e aplicação dos novos campos abertos pelas demandas do envelhecimento populacional e políticas públicas decorrentes. O texto busca também salientar o aumento na produção acadêmica internacional no campo, porém não acompanhado na produção nacional. Destaca-se a importância da perspectiva ambiental para as ações práticas do profissional gerontólogo em suas tarefas de gestão de cuidados, serviços e políticas no campo da velhice e dos processos de envelhecimento.

Keywords : Gerontologia; Envelhecimento; Perspectiva Ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )