SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4Influence of diabetes and physical exercise, mental and recreational activities practice on the cognitive function and emotionality in aging groupsNursing diagnosis "stress in the role of caregiver": an integrative review índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versión impresa ISSN 1809-9823

Resumen

BATISTA, Marina Picazzio Perez; ALMEIDA, Maria Helena Morgani de  y  LANCMAN, Selma. Cuidadores formais de idosos: contextualização histórica no cenário brasileiro. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2014, vol.17, n.4, pp.879-885. ISSN 1809-9823.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2014.13148.

A presente atualização teve como intuito discorrer sobre o histórico de cuidadores formais no contexto brasileiro, destacando os principais marcos regulatórios e espaços de discussão nacional acerca do tema. Identificou-se o reconhecimento da complexidade das atividades desenvolvidas por este trabalhador e a importância de capacitações que os amparem na prestação de auxílio. A contextualização histórica aponta para controvérsias na legislação e para posicionamentos divergentes de atores participantes dos espaços de discussão, demonstrando a necessidade de reflexões cuidadosas e aprofundadas que venham a contribuir para a adequada regulamentação da profissão de cuidador de idosos. É nesse contexto que são relevantes estudos sobre a temática, com vistas ao amparo na construção de políticas públicas afinadas com as necessidades da população em processo de envelhecimento.

Palabras clave : Cuidadores; Política de Saúde; Idoso Fragilizado; Geriatria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )