Acessibilidade / Reportar erro

Reflexões sobre alimentação saudável para idosos na agenda pública brasileira

Objetivo:

Refletir sobre os sentidos e significados da alimentação saudável para idosos no contexto da agenda pública brasileira.

Metodologia:

Trata-se de uma análise documental, na qual se pretendeu realizar uma interpretação das orientações propostas.

Resultados:

Foram selecionados três documentos: "Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável", "Os dez passos para alimentação saudável" e "Alimentação saudável para a pessoa idosa: um manual para profissionais de saúde". No diálogo com diferentes autores do campo das Ciências Humanas e Sociais, como: Sfez, Weber, Elias, Dumont, Canguilhem, Douglas, Beck, Giddens and Foucault, foram identificadas as seguintes perspectivas: responsabilização do indivíduo na atenção alimentar e nutricional, com forte componente ascético e de controle sobre o corpo; forte tendência à redução racional e máxima do risco de adoecer como sinônimo de estilo de vida sadio; ênfase acentuada em higiene e segurança sanitária dos alimentos; primazia do caráter biomédico da nutrição; e homogeneidade e fragilidade como marcas do processo de envelhecer.

Conclusão:

A ideia de alimentação saudável implica, necessariamente, pensar alimentação e saúde em uma perspectiva ampliada. Os documentos oficiais analisados, entretanto, tratam de nutrição e de doença. Valorizam os condicionantes biomédicos e relegam a um plano mínimo os econômicos, sociais e culturais que estruturam o viver e o adoecer no mundo contemporâneo.

Alimentação; Nutrição; Saúde; Idoso; Envelhecimento


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com