SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4Nível de atividade física e qualidade de vida: um estudo comparativo entre idosos dos espaços rural e urbanoComparação de parâmetros temporais e cinéticos da caminhada entre indivíduos jovens, idosas caidoras e não caidoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

RODRIGUES, Cintia Leci; ARMOND, Jane de Eston  e  GORIOS, Carlos. Agressões físicas e sexuais contra idosos notificadas na cidade de São Paulo. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.755-760. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2015.14177.

Objetivos:

Caracterizar a população de idosos que sofreu violência física e sexual e descrever as características dessa agressão com base no Sistema de Informação para a Vigilância de Violência e Acidentes (SIVVA), da Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo.

Método

: Trata-se de um estudo transversal, retrospectivo. O estudo abrangeu a totalidade de casos de idosos vítimas de violência física e sexual notificados no ano de 2013 na cidade de São Paulo.

Resultados

: Foram notificados 602 casos de idosos vitimados por agressões físicas, sendo 52,3% do sexo masculino; e neste mesmo período as notificações de idosos que sofreram agressão sexual foram dez casos, sendo 90% do sexo feminino. O principal diagnóstico de lesão foi o traumatismo de cabeça (33,2%) e 65,0% tiveram alta hospitalar imediata.

Conclusão

: A agressão física foi maior no idoso do sexo masculino com o uso da força corporal e a agressão sexual, no sexo feminino. Grande parte dessas agressões ocorreu na residência do idoso e foram cometidas por familiares.

Palavras-chave : Idoso; Maus-tratos ao idoso; Sistemas de Informação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )