Acessibilidade / Reportar erro

Atividades avançadas de vida diária (AAVDs) e o desempenho cognitivo em idosos residentes na comunidade: Dados do Estudo FIBRA Polo UNICAMP

Objetivo

Investigar a relação entre o envolvimento em atividades avançadas de vida diária (AAVDs) e desempenho cognitivo em idosos residentes na comunidade.

Método

Os dados foram extraídos do estudo de base populacional intitulado Fragilidade em Idosos Brasileiros (FIBRA-UNICAMP). A amostra foi composta por 2.549 idosos sem comprometimento cognitivo sugestivo de demência. Foram coletadas informações sobre características sociodemográficas (gênero, idade, escolaridade e renda familiar), condições de saúde (número de doenças relatadas e sintomas depressivos), desempenho cognitivo (Miniexame do Estado Mental - MEEM) e AAVDs sociais, físicas e intelectuais autorrelatadas.

Resultados

Os escores médios do MEEM foram significativamente maiores entre os homens, os indivíduos mais jovens e aqueles que tinham maior escolaridade, maior renda, menos doenças e menos sintomas depressivos. As análises de regressão linear multivariada e análise de regressão hierárquica mostraram que mais anos de escolaridade, maior renda familiar e engajamento em AAVDs intelectuais foram associados positivamente com o desempenho cognitivo.

Conclusão

Os resultados sugerem que esses fatores podem ter um papel protetor no envelhecimento cognitivo e que o engajamento em AAVDs intelectuais pode representar uma estratégia viável para a promoção da saúde mental entre os idosos.

Atividades Cotidianas; Participação Social; Atividade Motora; Cognição; Idoso


Universidade do Estado do Rio Janeiro Rua São Francisco Xavier, 524 - Bloco F, 20559-900 Rio de Janeiro - RJ Brasil, Tel.: (55 21) 2334-0168 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revistabgg@gmail.com